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50 minutos de exercícios físicos podem mudar a sua vida

Você sabia que cerca de 70% da população mundial é insuficientemente ativa? O dado alarmante, também devido ao cenário atual, fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) alterasse, após 10 anos, suas diretrizes sobre atividades físicas.

As novas indicações são voltadas para os benefícios significativos e a prevenção de modo geral de riscos à saúde. Listamos algumas das modificações realizadas pela OMS.

Múltiplos benefícios

Atividade física é sinônimo quando o assunto é saúde. A prática regular pode prevenir e ajudar no controle de doenças cardíacas, crônicas, sintomas da depressão, ansiedade e no bem-estar em geral. 

Além disso, a resposta imunológica se torna mais rápida e eficiente, aumentando a resistência, fator de extrema importância devido a contaminação por COVID-19. 

Quanto mais melhor

A recomendação é clara: para a saúde e bem-estar dos adultos é necessário pelo menos de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75 a 150 de atividades físicas intensas (musculação, cross training e funcional, entre outros) por semana. 

Crianças e adolescentes também estão liberados para se exercitar em um período de no mínimo 60 minutos de atividades moderadas por dia.

Atividade física ou exercício físico

Outro ponto de vista a ser mudado é a diferença entre a prática de atividade física e o exercício físico. Atividades físicas estão relacionadas a qualquer movimento realizado no dia a dia que estimule o gasto energético. Já os exercícios físicos são práticas programadas com sequências de movimentos.  

As dicas são para todos

Segundo a OMS, todos devem se exercitar. Para as mulheres é aconselhado manter a prática de exercícios físicos regularmente durante e após a gravidez. 

Pessoas com deficiência devem fazer atividades relacionadas ao fortalecimento da coordenação motora e resistência. 

E os idosos também estão liberados à prática de atividades que envolvam o equilíbrio, a coordenação motora, assim como o fortalecimento muscular, que ajudam na prevenção de lesões.

 


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