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Core: saiba sua importância e como fortalecer

Por conta do atual momento em que vivemos, muitas pessoas estão trabalhando home office, afastadas de sua rotina, deixando de treinar regularmente para manutenção da sua saúde, algumas inclusive já tinham hábitos sedentários antes mesmo da pandemia. Umas das consequências mais freqüentes disso têm sido o surgimento de dores na região lombar, região torácica ou cervical devido à fraqueza muscular, má postura e estresse ocasionado por todos os eventos excepcionais.

Por este motivo devemos manter os treinos em dia. Você sabe o que o CORE representa para o seu corpo?

O core fortalecido é importante para melhorar o controle corporal, prevenir e tratar lesões, sendo crucial para uma boa postura. Ou seja, com as regiões do core enfraquecidas as chances de desvios posturais e lesões como hérnia de disco aumentam. O core no treinamento é fundamental, pois, estando o mesmo mais desenvolvido, toda movimentação do corpo é beneficiada, seja em atividades simples do dia a dia, exercícios e para melhor rendimento no esporte amador ou profissional.

O core pode ser fortalecido através de exercícios isométricos ou dinâmicos:

➡ ️Isométricos: Pranchas e pontes.

➡ ️Dinâmicos: Abdominais e elevação de quadril.

Sugestão para fazer em casa:

➡ ️Prancha isométrica: 3x20 a 30 repetições, com intervalo de 20 segundos em cada série.

️ Abdominal bicicleta: 3x20 repetições com intervalo de 20 segundos em cada série.

️ Ponte isométrica: 3x30 repetições com intervalo de 20 segundos em cada série.

️ Elevação de quadril com peso corporal: 3x15 a 20 repetições com intervalo de 30 segundos em cada série.

‘’O core é composto por 29 pares de músculos do tronco, pélvis e quadril. Suas principais funções são manter o alinhamento, favorecer a base de suporte do corpo, prevenir lesões, gerar força e, caso a estabilidade seja falha, deve ser treinado em primeiro lugar. (MONTEIRO e EVANGELISTA, 2015, apud VASQUEZ, 2015)’’.

Por: Yago Vargas

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