×

ENTENDA PORQUE É IMPORTANTE AUMENTAR SUA IMUNIDADE

Você fica doente com frequência? Qualquer chuvinha ou ventinho já fica gripado? Sabia que isso pode estar diretamente ligado à sua imunidade? E em tempos de pandemia, quando o assunto é saúde, a gente não pode brincar, né?! Por isso, se tem uma coisa que devemos sempre estar atentos é quanto às defesas do nosso corpo.  Um organismo com a defesa baixa fica mais suscetível a certas doenças e é justamente nesse ponto que queremos chegar: a importância de aumentar e manter uma boa imunidade. Mas, antes disso, precisamos entender algumas coisinhas como:


O QUE É O SISTEMA IMUNOLÓGICO? 

De uma forma bem simples, ele é um conjunto de células, tecidos e órgãos que trabalham na defesa do nosso organismo, impedindo que vírus e bactérias ataquem nosso corpo. Quando somos acometidos por um microorganismo, ele atua para combatê-los e nos curar o quanto antes para que esse microorganismo não cause danos graves. Sendo assim, é extremamente importante ressaltar que cuidar da imunidade é essencial para manter a saúde e o corpo equilibrados. 


O QUE FAZ A IMUNIDADE BAIXAR? 

Diversos fatores podem contribuir para diminuir nossa defesa, entre eles uma má alimentação, estresse, tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo e noites mal dormidas. Essas são somente algumas das práticas que podem levar ao enfraquecimento do organismo. E sabia que seu corpo te dá indícios de que a imunidade está baixa? Gripes e resfriados constantes são só alguns dos sintomas, mas infecções, febres e calafrios e cansaço excessivo também podem estar atrelados à baixa defesa do organismo.


MAS COMO AUMENTAR A IMUNIDADE? 

As palavras de ordem aqui são: equilíbrio e constância. Se conseguirmos ter boas noites de sono, uma alimentação balanceada, pegar um pouquinho de sol, controlar (ou tentar controlar) o estresse, beber bastante água e, claro, fazer atividade física regularmente, nosso organismo com certeza ficará muito mais fortalecido. Lembrando que tudo isso tem que ser um hábito na sua vida e não somente algo momentâneo.

O consumo de vitaminas e minerais, como zinco e vitamina C também ajuda bastante para a manutenção da imunidade elevada. Mas atenção, eles não são cruciais e você não pode se basear somente na ingestão deles. O importante é manter um equilíbrio e criar uma rotina.

Sabemos que momentos como esse que estamos vivendo nos deixam bastante tensos e ansiosos, o que acaba gerando um esgotamento mental que também é tão prejudicial quanto. Então não se cobre muito, tire um tempo para você, pratique exercícios. Se cuide, sua saúde agradece.

E, se você está procurando onde se exercitar, aqui na Usina você encontra uma variedade de modalidades. Temos a tradicional musculação e área de cardio, mas também temos aulas coletivas de jump, spinning, dança, alongamento e o Usina Intense que vale muito a pena conhecer. A gente te espera pra uma visita, tá?! 


Siga a usina no instagram @academiausinadocorpo