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Treino em casa: saiba como se exercitar com segurança e manter a forma

Aqui na Usina do
Corpo
sabemos que estar com a imunidade em dia é fundamental para termos
uma boa saúde, principalmente nos tempos em que vivemos. A atividade física tem
papel importante para tornar seu sistema imunológico ainda mais forte.



Sabemos, também, que muitas pessoas não se sentem segurar de
ir até a academia, ou são do grupo de risco. Por isso, na Usina do Corpo
disponibilizamos aulas online no @usinaemcasa, para ninguém ficar parado.



Conversamos com o instrutor de musculação Cézar Júnior e ele tirou algumas
dúvidas sobre o treinamento em casa. Vamos conferir?



 



Como começar a
treinar em casa e o que é preciso ter?



Primeiramente é necessário ter vontade de mudar e cuidar da saúde, talvez
uma motivação que futuramente será suprimida por hábito e disciplina. Dito
isso, a pessoa precisa ter em mente que atividades de lazer ou diversão são
submetidas a uma agenda de compromissos, diferentemente da saúde, pois
exercícios físicos diários são tão necessários quanto uma dose de medicamento,
água, ou ainda comida. Refeições diárias são encaixadas conforme a programação
do dia, mas nunca são deixadas de lado porque são essenciais para a manutenção
da vida, assim tem que ser a rotina de exercícios físicos, pois também são
essenciais para a vida.



 



Preciso comprar
equipamentos caros?



Não. Pelo contrário, existem dezenas de materiais que temos em casa que
podem nos proporcionar uma certa resistência durante um treino de musculação.
Exemplos são garrafas, toalhas, cabos de vassouras, mochilas e etc.



 



Como organizar minha
rotina?



Como falei anteriormente, é fundamental que a pessoa elenque o exercício
físico como essencial, depois disso ficará bem mais fácil de organizar.
Entretanto, algumas dicas facilitarão essa rotina, por exemplo: planeje seu dia
em ordem cronológica, principalmente se você estiver trabalhando em home
office
; dê preferência para a flexibilidade de horários, ou seja,
imprevistos ocorrerão, mas não deixe de treinar, nem que seja em um tempo
menor, afinal “ um é melhor que zero”.



 



Existe melhor local
para treino?



Tenho alunos que treinam diariamente entre a cama e a parede do seu
quarto em um espaço bem estreito, ou seja, espaços arejados e grandes são
ótimos, mas não obrigatórios. O importante é ter liberdade de movimento,
evitando assim acidentes em casa, o resto é totalmente adaptável.




Preciso colocar
roupas adequadas? Quais?



Em tempos de Homeoffice e isolamento social, é muito comum às
pessoas treinarem com qualquer roupa, isso às vezes poderá influenciar
diretamente no rendimento da atividade proposta. Então, evite roupas grossas e
justas (calças jeans), vista-se como se fosse ir à academia, e não se esqueça
do tênis, pois ele também ajuda em alguns casos de problemas articulares na
região do tornozelo.






Como evitar lesões?



Essa pergunta é a resposta mais importante, tento em vista que muitas
pessoas deixam uma vida ativa de exercícios físicos devido a lesões. Hoje temos
uma gama de figuras públicas que prescrevem exercícios online, blogueiros,
instragammers, youtubers, etc. Muitos desses nunca abriram um
livro, e justamente por não serem da área da Educação Física, não possuem o
conhecimento necessário para garantir a sua segurança em casa. Tenha como
referência profissionais da área (da EF), e empresas sérias que vão fornecer a
você os melhores e mais qualificados professores. Por fim, após a recomendação
mais importante, ainda é necessária uma consciência de estado, o individuo
precisa ter em mente que talvez a sua condição física atual não será o
suficiente para a total execução de determinado exercício, se isso ocorrer
apenas faça menos repetições e com menos intensidade. No sinal de algum
desconforto é interessante interromper a atividade e procurar a orientação
adequada do profissional de educação física.



Preciso fazer pré-treino?



É sempre ideal estar bem alimentado antes de uma demanda calórica, como
por exemplo um treino resistido, principalmente se a intensidade e volume do deste
for alta. Lembre-se que o seu pré-treino precisa garantir energia para que seu
rendimento seja alcançado e não ocorram problemas como hipoglicemia, por
exemplo. 

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