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VOCÊ DORME BEM?

Como anda a qualidade do seu sono? Você já acorda cansado com frequência? Sabia que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 40% das pessoas têm problemas para ter uma boa noite de sono? E não tem pra onde fugir, se a noite foi mal dormida, muito provavelmente você terá que lidar com alguns desses probleminhas na manhã seguinte: irritação, dificuldade de se concentrar, ansiedade e sonolência. 


Ninguém merece, né?! Mas quer saber o lado bom?! Essa condição não é genética e é bem fácil de mudar. É tudo questão de hábito, quer ver? A gente separou 10 dicas de como melhorar a qualidade do sono. Mas antes precisamos entender algumas coisinhas. 


QUAL A IMPORTÂNCIA DO SONO? 

Ele tem uma série de funções que são fundamentais para manter o organismo funcionando de forma equilibrada e também restabelece a disposição para as atividades do dia a dia. Dormir mal ou dormir pouco influencia diretamente na sua saúde e pode contribuir para o surgimento de doenças como: alteração da imunidade, diabetes, obesidade e problemas psicológicos. E ainda tem mais, alguns estudos sugerem que o prejuízo na qualidade do sono pode fazer com que haja um aumento de tomadas de má decisões. 


QUAIS SÃO AS FASES DO SONO?

É importante entender como funciona nosso sono para poder entendermos porque, às vezes, sentimos que não descansamos completamente. Ele é dividido em 2 partes: o sono não-REM e sono REM. Na primeira fase, ela é dividida em 4 etapas: o primeiro estágio é a transição entre o acordado e o dormindo. A segunda, é o sono mais leve que temos. Aqui nossa temperatura corporal e do ritmo cardíaco diminuem. No terceiro estágio é o começo do sono profundo e na quarta etapa é onde de fato temos nosso sono mais profundo e acontece a liberação dos hormônios do crescimento e recuperação das células. Já o sono REM é onde de fato o corpo descansa e atividade cerebral é intensa. É nesse período que sonhamos e que nossa memória fixa as informações.  


Agora que já entendemos um pouquinho de como funciona nosso sono, vamos às dicas para ter uma boa noite de descanso. Até porque, como vimos, não basta somente deitar a cabeça no travesseiro em uma boa cama  para que seus problemas acabem. 


1 - Crie rotinas e as siga: no nosso corpo existe um relógio chamado relógio biológico; e ter uma rotina ajuda a regular ele. Principalmente neste período de pandemia, trabalhar de casa pode contribuir para que não haja 

2 -  Tenha uma alimentação adequada: procure não consumir alimentos muito gordurosos ou de difícil digestão perto da hora de dormir. O ideal é priorizar os mais leves porque comidas muito pesadas podem causar refluxos e outros sintomas gástricos. 

3 - Exercite-se: praticar atividade física faz bem tanto para o corpo como para a saúde mental. O exercício libera libera hormônios que trabalham para combater a ansiedade, a depressão e ainda dá aquela sensação de bem-estar. 

4 - Cuide da sua saúde mental: quando a cabeça não está muito boa, o sono é o primeiro que vai embora. Então por isso, procure se manter perto dos amigos e familiares. Tire um tempo só para você. Leia um livro. Escute sua música preferida e relaxe. 

5 - Evite o celular ao deitar: a luz dos aparelhos eletrônicos interfere na produção do hormônio que regula o sono e também ajuda a espantar ele. Tente também não dormir com  a tv ligada. 

6 -  Aproveite a luz do sol: o sol da manhã é extremamente importante para a saúde. Aqueles 10 minutinhos na janela fazem toda a diferença na hora de dormir. 

7 -  Evite o consumo de bebidas estimulantes: sabe quando dizer que café ajuda a acordar? Então, ele e bebidas alcoólicas devem ser retiradas da lista para o turno da noite. O álcool pode causar desconfortos estomacais e o café contém cafeína que ajuda a manter você acordado. 

8 - Diga não aos cochilos durante o dia: eles podem desregular seu sono todinho. Mas, caso realmente precise descansar, cuide para que não passe de 30 minutos.  

9 - Tente ser regular: busque deitar sempre no mesmo horário, seu corpo acostuma e sabe que é hora de dormir. Importante também ir para a cama quando já estiver com sono. Se você deitar sem estar com sono, pode cair no golpe de ficar no celular. 

10 - Procure um médico: se nenhuma dessas dicas funcionar, procure um médico. Sabia que existe a Medicina do Sono? Cuide com os remédios para dormir também, eles devem ser tomados somente sob prescrição médica. 


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